segunda-feira, 9 de março de 2009

As desigualdades regionais.

As desigualdades regionais
Tendo o Brasil, como sua marca básica, as
desigualdades sociais e regionais, não poderia
ser diferente com o analfabetismo. As regiões com menor
desenvolvimento econômico e de economia
pouco diversificada são as que apresentam os
piores indicadores. Assim, o Nordeste brasileiro
tem a maior taxa de analfabetismo do País, com
um contingente de quase oito milhões de
analfabetos, o que corresponde a 50% do total
do País.

Secretaria de Educação convoca professores concursados

A Secretaria de Educação vai convocar 154 professores concursados para substituir os que não se apresentaram na última chamada, em janeiro. Eles vão ocupar as vagas dos que pediram aposentadoria ou demissão.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Cursos: Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Objetivo: Compreender o papel social, político e cultural da Educação de Jovens e Adultos; Conhecer e analisar as principais leis que regulamentam o currículo, a avaliação e o funcionamento da EJA nos Sistemas de Ensino; Pensar a relação teoria/prática no cotidiano da EJA.
Data Início / Data Fim: 21/03/2009
à 21/03/2009
Horário: 9h às 13h - sábado
Palestrante: Rita Serra Faeda
Formação: Mestre em Educação pela UFF; Graduada em Pedagogia - UFF.Atua como Supervisora Educacional na Rede Pública de Ensino de Niterói e como Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I; Professora de Gestão Escolar na UERJ – FFP, Unidade de São Gonçalo.
Tipo do Evendo: Palestra
Situação: Encerrado
Programação: A EJA no atual contexto sócio-político e cultural; O que determina a Constituição, a LDB da Educação 9394/96, e o Conselho Federal de Educação sobre a EJA; O Projeto de Trabalho no cotidiano da EJA; Relação teoria e prática.

http://www.appai.org.br/BEC.aspx

Curso a distância para docente cresce 270%



Em cinco anos, o aumento de matrículas em cursos presenciais cresceram 17%. Os dados foram tabulados com base no Censo da Educação Superior por Jaime Giolo, ex-diretor do Inep (instituto de estudos do MEC) e docente da Universidade de Passo Fundo --2006 é o último ano com informações disponíveis. O MEC avalia que existe um déficit de 246 mil docentes no país.

Ofícina Pedagógica

Inscrições abertas para oficina pedagógica.

O Programa Inovar para Crescer vai promover no dia 24 de março a Oficina Pedagógica “Avaliando e Renovando”. O encontro será realizado das 9h30 às 12h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no Centro do Rio. Professores, alunos e empresários interessados em questões educacionais podem se inscrever pelo telefone 2514-1203 ou através do e-mail inovarparacrescer@acrj.org.br. A aula será gratuita e os participantes receberão certificados.
Diversos temas estarão em debate, como as novas metodologias educacionais, o uso de inovações tecnológicas, ações empreendedoras nas atividades escolares, entre outros.
O Inovar para Crescer foi criado em 2007 e premia os alunos com propostas criativas e empreendedoras. A ideia é gerar renda, contribuindo ao mesmo tempo para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Podem participar escolas públicas e privadas, em três categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio/Escolas Técnicas e Educação de Jovens e Adultos – criada em 2009 para quem tem mais de 18 anos.
A iniciativa é da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em parceria com as secretarias estaduais de Educação, de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços; SEBRAE/RJ; Instituto Unibanco; Furnas; Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos; UNESCO; Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro – SinepeRio; Instituto Tecnológico Inovador – ITI; Folha Dirigida e Universidade Castelo Branco.
Na oficina do dia 24, os vencedores da edição anterior do prêmio, Altair Martins e Charles Lima, vão analisar o conteúdo e o desenvolvimento dos projetos realizados no ano passado e compartilhar as experiências pedagógicas com os demais participantes.
Em 2008, o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental ficou com a escola A. Liessin, que desenvolveu o projeto Sistema de Geração de Energia por Indução Eletromagnética, cuja finalidade é produzir energia limpa e gratuita. Na categoria Ensino Médio e Escola Técnica, os vencedores foram estudantes da Escola Técnica Henrique Lage, que criaram o Sistema de Visão Complementar, para auxiliar o motorista em manobras.
Já que a ONU e a UNESCO elegeram 2009 como o Ano Internacional da Astronomia, o Programa vai sugerir para este ano trabalhos sobre as influências que interligam os mais diversos universos e que envolvem e interferem na sobrevivência do ser humano. Mais informações no site www.inovarparacrescer.org.br.

Serviço:
Oficina Pedagógica do Programa “Inovar Para Crescer Nas Escolas”
Data: 24 de março de 2009
Horário: das 9h30min às 12h.
Local: ACRJ - Rua da Candelária, 09, Subsolo – Centro - RJ.

Ensino Público está dando sinal de Revitalização.

De 2008 para 2009, o número de convocados em medicina na Fuvest que fizeram o ensino médio na rede pública de ensino aumentou 211%. No vestibular 2008, apenas 30 jovens que cursaram o segundo grau público conseguiram a aprovação. Neste ano, a quantidade mais do que triplicou: foram 93 chamados.
Os dados fazem parte do relatório sócio-econômico da Fuvest, divulgado nesta quarta-feira (4) e se baseiam na primeira chamada de aprovados.Apesar do crescimento da convocação de alunos da rede pública, ainda é a rede particular que garante a maior parte do corpo discente de medicina - ela é responsável pelo ingresso de 72,8% dos calouros do curso. A rede pública fica com uma parcela de 24,6%. O restante é composto por alunos que estudaram no exterior ou parcialmente em escola pública e particularDentre os novos universitários de medicina que fizeram ensino público, a maior parte cursou escola estadual (17%). Em segundo lugar, nessa categoria, aparecem os estudantes da rede federal de ensino (5,8%) e, em terceiro lugar, os estudantes da rede pública municipal (1,3%). Ainda 0,5% estudou em mais de um tipo de rede pública.Ao todo a carreira de medicina oferece 375 vagas, nos cursos da USP (Universidade de São Paulo) na capital, em Ribeirão Preto e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.