Ao ver um papel em branco, sinto a necessidade de preencher suas linhas com palavras.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Reveja - Revista de Educação de Jovens e Adultos.
Esta edição da Revej@ comemora os dez anos de dois movimentos que se entrelaçam na construção da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: o Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos – ENEJA e o Grupo de Trabalho de EJA (GT 18) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED.
O ENEJA, desdobramento das ações preparatórias à V CONFINTEA, iniciou-se em 1999 e, desde então, vem sendo realizado anualmente congregando diferentes segmentos que atuam na educação de jovens e adultos. O primeiro Encontro Nacional foi sediado no Estado do Rio de Janeiro e, ao completar uma década, retornou ao estado fluminense, dessa vez no município de Rio das Ostras. Para marcar a ocasião, transcrevemos nesse número a palestra do representante do CREFAL, Adán Pando, que abordou as concepções de EJA na América Latina enquanto direito público.
Damos também informações sobre as reuniões preparatórias para a VI CONFINTEA, a ser realizada no mês de maio em Belém, com a publicação do documento final do Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en la América Latina y el Caribe (CREFAL), ocorrida na Cidade do México, em setembro de 2008, intitulado “Compromisso renovado para a aprendizagem ao longo da vida - Proposta da América Latina e do Caribe”.
Em comemoração aos dez anos do GT 18 da ANPED, publicamos artigos de pesquisadoras que apresentaram seus trabalhos na última reunião anual. Dentre elas, Isamara Grazielle Martins Coura discute os casos e percalços quando alunos idosos chegam à educação de jovens e adultos. Mad’ana Desirée Ribeiro de Castro e Jacqueline Maria Barbosa Vitorette analisam a implantação do curso técnico integrado em Serviços de Alimentação no PROEJA do CEFET-GO. Rosa Aparecida Pinheiro relata o estudo de uma proposta curricular de formação de educadores de jovens e adultos que teve como foco o diálogo entre os saberes da experiência e os saberes acadêmicos dos educadores. Por fim, Lílian Cristina Caldeira e Doralice A. Paranzini Gorni analisam a relação estabelecida entre os documentos oficiais que regulamentam a EJA e o real da vivência escolar a partir da visão dos educandos e educadores na modalidade semipresencial.
Continuando essa edição, Maria Teresinha Kaefer e Silva aborda a postura do educador da EJA, bem como o medo e a ousadia que permeiam suas ações, baseando suas reflexões no pensamento de Paulo Freire. As relações que se estabelecem entre família, gênero e educação são analisadas por Andréia da Silva Pereira e José Carlos Miguel, por meio de relatos orais de vida de educandas.
O papel do áudio-visual como ferramenta da prática de ensino e do letramento de jovens e adultos é a questão que Michel Silva apresenta. O autor aponta que nas diferentes fases de criação e elaboração do material pode-se perceber a contribuição do áudio-visual no processo de ensino-aprendizagem e formação de alunos jovens e adultos.
.A sessão REVEJ@ o Filme apresenta um relato a partir do documentário Última Hora, narrado e produzido por Leonardo Di Caprio, sob a direção de Leila e Nadia Conners, o qual provocou um debate em sala de aula sobre os desastres naturais causados pela própria humanidade e o atual estado de risco ambiental do planeta.
Desejamos a tod@s que nos acompanham uma boa leitura e que o ano de 2009 possa ser promissor para a Educação de Jovens e Adultos.
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