quinta-feira, 5 de março de 2009

Ofícina Pedagógica

Inscrições abertas para oficina pedagógica.

O Programa Inovar para Crescer vai promover no dia 24 de março a Oficina Pedagógica “Avaliando e Renovando”. O encontro será realizado das 9h30 às 12h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no Centro do Rio. Professores, alunos e empresários interessados em questões educacionais podem se inscrever pelo telefone 2514-1203 ou através do e-mail inovarparacrescer@acrj.org.br. A aula será gratuita e os participantes receberão certificados.
Diversos temas estarão em debate, como as novas metodologias educacionais, o uso de inovações tecnológicas, ações empreendedoras nas atividades escolares, entre outros.
O Inovar para Crescer foi criado em 2007 e premia os alunos com propostas criativas e empreendedoras. A ideia é gerar renda, contribuindo ao mesmo tempo para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Podem participar escolas públicas e privadas, em três categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio/Escolas Técnicas e Educação de Jovens e Adultos – criada em 2009 para quem tem mais de 18 anos.
A iniciativa é da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em parceria com as secretarias estaduais de Educação, de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços; SEBRAE/RJ; Instituto Unibanco; Furnas; Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos; UNESCO; Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro – SinepeRio; Instituto Tecnológico Inovador – ITI; Folha Dirigida e Universidade Castelo Branco.
Na oficina do dia 24, os vencedores da edição anterior do prêmio, Altair Martins e Charles Lima, vão analisar o conteúdo e o desenvolvimento dos projetos realizados no ano passado e compartilhar as experiências pedagógicas com os demais participantes.
Em 2008, o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental ficou com a escola A. Liessin, que desenvolveu o projeto Sistema de Geração de Energia por Indução Eletromagnética, cuja finalidade é produzir energia limpa e gratuita. Na categoria Ensino Médio e Escola Técnica, os vencedores foram estudantes da Escola Técnica Henrique Lage, que criaram o Sistema de Visão Complementar, para auxiliar o motorista em manobras.
Já que a ONU e a UNESCO elegeram 2009 como o Ano Internacional da Astronomia, o Programa vai sugerir para este ano trabalhos sobre as influências que interligam os mais diversos universos e que envolvem e interferem na sobrevivência do ser humano. Mais informações no site www.inovarparacrescer.org.br.

Serviço:
Oficina Pedagógica do Programa “Inovar Para Crescer Nas Escolas”
Data: 24 de março de 2009
Horário: das 9h30min às 12h.
Local: ACRJ - Rua da Candelária, 09, Subsolo – Centro - RJ.

Nenhum comentário: