sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Reunião do Consed discute Formação de Professores.


Começou na manhã desta quinta-feira (27/11), a IV Reunião Ordinária de 2008 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Até o próximo sábado, autoridades de todo o país debatem a “Formação de Professores”. A secretária Tereza Porto, e a presidente do Consed e secretária de Educação de Tocantins, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, abriram o evento.

– Será um encontro de muito trabalho. O Consed e o MEC tiveram um papel importante nesses nove meses de gestão. Recebi apoio de toda a equipe. Na Secretaria de Educação, discutimos sempre essa questão de que o professor não sai preparado das universidades para a sala de aula – ressaltou Tereza Porto.
Para planejar e tomar decisões, o governador Sérgio Cabral publicou em agosto o Decreto nº 41.447 que instituiu, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação, a Comissão de Planejamento Estratégico, que ficará responsável pelo atendimento à formação inicial e continuada de professores da rede pública estadual. Ela também vem ao encontro do compromisso da SEEDUC, firmado com o MEC, no Plano de Ação Articulada (PAR).
A comissão criada é composta por representantes das secretarias estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia; das universidades estaduais e federais; do Cecierj; dos três CEFETs do estado e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Com o levantamento, a Secretaria vai conhecer melhor os professores e a realidade da rede para planejar as próximas ações.
Para Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a discussão sobre a mudança nos currículos de formação de professores é fundamental nesse momento:
- Queremos que nossos alunos do Ensino Médio sonhem em ser professores. Temos um grande desafio pela frente na formação e na valorização desses profissionais. Os currículos atualmente ignoram a sala de aula. Precisamos garantir que o esforço vá além dos governos e que a discussão estratégica seja entendida como política pública.

Nenhum comentário: