sexta-feira, 15 de maio de 2009

E.U.A seleciona docentes brasileiros.



Você, professor da rede estadual, já pensou em fazer um intercâmbio em uma das melhores universidades dos Estados Unidos? Quem sabe desta vez é a oportunidade de aperfeiçoar seu inglês e ainda adquirir conhecimentos metodológicos para depois aplicá-los em sala de aula, com nossos estudantes?

O International Research & Exchanges Board (IREX) é o responsável pelo programa Líderes Internacionais em Educação - International Educators/ International Leaders in Education (IEP/ILEP). Docentes de todo o estado, que tenham fluência em inglês e que lecionem Estudos Sociais, Educação Cívica, Matemática ou Ciências podem participar da seleção. Os contemplados têm a chance de estudar em uma universidade norte-americana por um semestre letivo (aproximadamente quatro meses e meio).



No ano passado, um dos contemplados foi o professor Clério dos Reis Vilhena, do Colégio Estadual Hervalina Diniz Pires, de Xerém, Duque de Caxias. Para chegar até lá ele passou por diversas etapas, incluindo o preenchimento de extensos formulários e testes de inglês. Além do representante fluminense, foram escolhidos educadores brasileiros do Distrito Federal, de São Paulo e do Amapá, sendo um de cada local. No total, o programa recebeu 180 professores do ensino Médio, de 16 países.

Clério classificou a experiência de estudar no exterior como uma das mais importantes de sua vida, destacando a qualidade da instituição de ensino estadunidense.



- Estudar numa universidade americana é realmente uma experiência fantástica, não só pelo nível excepcional dos professores, mas também pela infinidade de recursos à sua disposição, como laboratórios, bibliotecas e tecnologia educacional.



Intercâmbio entre os países



O IEP/ILEP apresenta uma novidade para os próximos anos. Em uma proposta de programa bilateral, em abril de 2010, os estados contemplados na edição passada receberão docentes americanos pelo período de duas a três semanas. Todas as despesas serão custeadas pelo governo dos Estados Unidos, cabendo ao Brasil, apenas o planejamento, organização e acolhida dos professores americanos.

Nenhum comentário: