sexta-feira, 15 de maio de 2009

Novas formas de aprender, novas formas de ensinar.


Boa parte das pessoas tiveram de ser, injustamente, peneiradas pelo modelo de ensino que privilegia a prova, para verificação de conteúdo. Solicita-se ao profissional da educação que se educa pela pesquisa, que aprenda a aprender com as dificuldades e mazelas de nossa sociedade e entenda, que mudar é preciso. Usando de novas técnicas de ensino, acionar os alunos na busca prática por soluções a sua problemática cotidiana, analisando e propondo alternativas a um viver ecológico e responsável e uma educação sanitária eficiente. Esse aprender a aprender pela pesquisa pretende formar tanto alunos como professores críticos acerca das suas realidades sociais, ou seja, a pesquisa é um meio à formação de alunos "mestres" e não apenas de "discípulos" reprodutores e transmissores de conhecimento. Então o que se pretende é enfatizar a pedagogia adventista em ação e usar, das múltiplas habilidades, para o fazer pedagógico, na construção de um ser pleno, mordomo e auxiliador da natureza, entendo seu papel nela.

Objetivos do projeto:

a. Incentivar a preservação, através da reciclagem e reaproveitamento do lixo;
b. Compreender nossa ação no ambiente e como podemos protegê-lo, especialmente o fato de muitas doenças serem gestadas pelo nosso lixo e pela irresponsabilidade social;
Lembrete: Esse tema também pode ser analisado sob o ponto de vista da Histologia.
c. Pesquisar as principais doenças e parasitoses humanas, em especial as de nossa região;
d. Produzir uma obra artística, pintura e modelagem, informando de maneira criativa suas descobertas a comunidade;
e. Mostrar, através de exposição, os resultados a comunidade escolar.
O mundo hoje é um grande produtor de imagens. Usando o princípio que diz que a imagem é utilizada para informar, ilustrar, educar e produzir conhecimento; podemos afirmar que o uso diverso e variado da imagem não é algo assim tão novo.
1. Tela que os alunos mesmos podem construir.Com madeirite doado por serralherias e fábricas de móveis para a moldura.Panos de saco de fábricas e supermercados para a tela.2. Material de pintura: pincéis, tubos, copinhos de cafezinho plástico, etc.3. Material reciclável e lixo, como massa corrida, sobra de tinta de pintura de casas.Espiral de caderno, papel de todo tipo, borra de café, etc.

Ps: Desenvolvido por Márcio Fraiberg.

Nenhum comentário: