sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alô...Alô...Testando. Rádio nas escolas.



Alô, alô, querido ouvinte! O lançamento do Nas Ondas do Ambiente, primeiro projeto de política pública de Educomunicação Socioambiental no estado do Rio de Janeiro, acontecerá no Palácio Gustavo Capanema, dia 17/04, sexta-feira, às 12h. A cerimônia ocorrerá no auditório Gilberto Freire, na Rua da Imprensa, 16, Centro.



O evento contará com a presença da subsecretária estadual de Gestão de rede de ensino, Teca Pontual, do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do representante do ministério da Educação Cícero Mauro Fialho Rodrigues, da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, entre outras autoridades
O programa, que contemplará escolas estaduais e rádios comunitárias em todos os municípios do Rio de Janeiro, é resultado de uma parceria entre as Secretarias de estado de Educação e do Ambiente, da Uerj, e do Viva Rio, financiado pelo Fundo Estadual de Conservação e Desenvolvimento Urbano.



O Nas Ondas do Ambiente ganhou força nos anos de 2007 e 2008 a partir dos bons resultados do projeto-piloto Rádio@Escola.Com, em 48 escolas estaduais da capital. Foram capacitadas 360 pessoas, entre professores, estudantes do ensino médio e comunicadores comunitários em técnicas radiofônicas e temas ambientais.

Nesta nova fase o projeto contemplará mais 136 unidades de ensino em todos os municípios do estado, chegando ao total de 183. Desde 2006, as escolas vem recebendo equipamentos de rádio do MEC, através do Programa de Ensino Médio (Promed).



Até 2010, o Rádio@Escola.Com pretende capacitar um público direto superior a 1.200 participantes (estudantes, professores, comunicadores comunitários e lideranças locais). A estimativa é envolver indiretamente quase 1,2 milhão de pessoas em todas as unidades e comunidades do entorno.




O programa inclui ainda três novos projetos. O Animação de Rede, acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas rádios escolares e comunitárias; o Nas Ondas da Mata Atlântica, que chegará à região da serra da Bocaina, envolvendo comunidades tradicionais como quilombolas, caiçaras, indígenas e caipiras, facilitando a comunicação e o diálogo entre os integrantes; e a Rádio Quintal: Comunicação Limpa e Despertar Ecológico, uma fotonovela dos temas que envolvem as questões socioambientais e a vida prática.

Nenhum comentário: