sexta-feira, 17 de abril de 2009

Centenário da doença de chagas.


Carlos Ribeiro Justiniano da Chagas, médico, pesquisador e sanitarista foi o responsável pela erradicação da malária da cidade de Santos e pela descoberta da cura para a tripanossomíase. Graças à sua teoria domiciliar da transmissão da malária, que demonstrou como o barbeiro se desenvolve nos ambientes domésticos, projetou seu nome no meio científico mundial.

Em 1909 concluiu as pesquisas destinadas a combater a tripanossomíase, conhecida como doença de Chagas. Identificou o agente causador da doença, ao qual deu o nome de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Osvaldo Cruz. Outro trabalho de destaque de Carlos Chagas foi o levantamento da carta epidemiológica da região amazônica, além da realização de diversos estudos sobre protozoologia e microbiologia.

Nasceu em Oliveira, Minas Gerais, em 9 de julho de 1878. Doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; foi diretor do Instituto Bacteriológico Osvaldo Cruz e chefe da comissão de estudos sobre a profilaxia da malária em Minas Gerais. Coordenou a campanha contra a epidemia de gripe "espanhola" no Rio de Janeiro, foi diretor de Saúde Pública do Rio e professor de medicina tropical da Faculdade de Medicina carioca. Recebeu diversos prêmios e inúmeras homenagens. Deixou uma extensa obra publicada. Faleceu em 8 de novembro de 1934.

Nenhum comentário: