quinta-feira, 2 de abril de 2009

Precisamos entrar em greve, por melhores salários.


RIO - Professores de todo o país podem entrar em greve nos próximos dias, em busca do piso salarial da categoria, hoje estabelecido em R$ 950, afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS).
A decisão sobre a greve será tomada ainda nesta semana pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Nesta quinta-feira, informou o senador, integrantes da CNTE e das entidades estaduais estarão em Brasília para um ato público na frente do Supremo Tribunal Federal, para pedir que os seus ministros façam cumprir a lei do piso (Lei 11.738/08).
O STF decidiu liminarmente em dezembro passado que "piso" é o valor mínimo que os estados têm de pagar aos professores, mas ainda não julgou o mérito de uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei do piso, proposta por cinco governadores.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou-se contra a greve nacional dos professores para pressionar pela efetivação da lei do piso - Cristovam foi o autor do projeto que se transformou na Lei 11.738/08. O senador acha que greve prejudica os alunos e sugere, como alternativa, que os professores bloqueiem "as entradas de todos os palácios de governadores e prefeitos", chamando atenção para o descumprimento da lei, apontando-os como "traidores da educação".
No mesmo discurso, o senador Paulo Paim apresentou requerimento de aplauso ao Sport Club Internacional, de Porto Alegre, pelos seus 100 anos, a serem comemorados neste sábado. O requerimento também é assinado pelos outros dois senadores do Rio Grande do Sul - Pedro Simon (PMDB) e Sérgio Zambiasi (PTB).

Nenhum comentário: