sexta-feira, 17 de abril de 2009

"Brasil de todas as formas, cores e ritmos" - Projeto para escola.

Brasil de todas as formas, cores e ritmos"



A arte brasileira vista e revistas sob o olhar infantil. "Brasil de todas as formas, cores e ritmos", foi um projeto realizado com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio , sob a orientação dos seus respectivos professores de Arte.





Educação Infantil - Portinari para crianças.
Os alunos tiveram acesso à história, obras e fases, de um dos mais virtuosos representantes do Modernismo. As obras selecionadas neste estudo demonstram grande sensibilidade social, com cenas de lavradores e retirantes, reproduzindo a humilde vida das pessoas que compõem os “tipos brasileiros”. Portinari foi um símbolo da modernidade nas artes plásticas e, para homenageá-lo, destacamos algumas fases de suas obras. Os meninos e meninas foram organizados em subgrupos para estudarem algumas obras e realizaram trabalhos utilizando diferentes técnicas.

1ª série do Ensino Fundamental - Nossa fauna multicolorida.
Nosso país é rico por natureza; riqueza que inspira cores e formas...
Nossas crianças vivenciaram esses aspectos através de pesquisas em revistas e visita ao Jardim Zoológico. (Dois Irmãos).Realização de releitura de imagens de animais, utilizando a técnica do mosaico com emborrachado.
O resultado foi surpreendente, mas nada se compara ao processo que as crianças utilizaram para produzir a obra.

2ª série do Ensino fundamental - Manifestações culturais.
No batuque do Maracatu, no xamego do Pastoril, no calor do nosso frevo, no colorido do folclore brasileiro, surgiu a inspiração do processo vivenciado pelas crianças em suas atividades artísticas. Os alunos vivenciaram práticas diversas como: pesquisas, visita a Tracunhaém, escuta dos ritmos do Maracatu Rural do Mestre Macambira. Estas atividades culminaram numa pintura extremamente criativa em eucatex com massa corrida.

3ª série do Ensino Fundamental - Arte Figurativa em barro.
Este trabalho foi iniciado através de uma pesquisa escrita quando, realizada no início do ano.Os debates em sala de aula nos fizeram descobrir a quantidade e variedade de artistas que trabalham com barro criando Arte Figurativa.
Em Caruaru, vimos, de perto, artistas trabalhando. Nas entrevistas realizadas, aprendemos que cada um tem seu estilo, quando retratam o cotidiano. Danças, profissões e situações que retratam a vida estavam presentes em todas as esculturas, modeladas por esses artistas. Algumas vezes, uma verdadeira história é contada, através daquelas figuras feitas de barro. Algumas pequenininhas e outras tão grandes quanto o boneco gigante de Olinda, como as colocadas na porta do Museu do Barro.
No momento de colocar em prática tudo o que foi visto durante tanto tempo, foi mais fácil do que o esperado e as figuras foram aparecendo como um filme de desenhos animados: parte por parte, elas foram crescendo e ficando em pé. Cirandas, tocadores, lampiões e Marias Bonitas foram modelados, pintados e ficaram majestosamente belos.

4ª série do Ensino Fundamental - Mata atlântica, cores e formas.
Começamos recolhendo imagens da Mata Atlântica em jornais e revistas, pesquisando folhas da natureza e observando diferenças nas suas cores e formas. Passamos a imaginar novas formas criando novas texturas e as mais variadas formas apareceram. Descobrimos que, por mais que criássemos novas formas, a Natureza já havia criado uma semelhante.
Quando fomos visitar a Reserva Ecológica Charles Darwin, ficamos maravilhados com a imponência do pedacinho de Mata Atlântica que lá existe. As cores mudando de acordo com os raios de sol que penetravam entre as folhas e as formas contorcidas de alguns galhos, mais pareciam cobras se agarrando aos troncos. Quanta inspiração para nós!
Com tanta bagagem, foi fácil colocarmos tudo isso em um papel, desenhando e pintando a nossa Mata Atlântica.

5ª série do Ensino Fundamental - Recicla, Brasil!
Reciclar e reaproveitar. Após uma pesquisa escrita e debate em sala de aula, descobrimos a grande necessidade de um cuidado maior com o meio ambiente. Vimos o que já está sendo feito ao nível industrial e o que poderíamos fazer ao nível artesanal. Cada grupo, com seu trabalho já definido, cuidou de recolher o material para construção do seu reaproveitamento artesanal no mês de julho. Na volta às aulas a ansiedade era grande em iniciar os trabalhos. A criatividade estava fluindo e pronta para ser colocada em prática. A arte começou com algumas peças que teimavam em não ficar no lugar, colar metal com papel e plástico, manter um boneco de latas e garrafas de plástico em pé, fazer uma pequena bola rolar pelo caminho escolhido, estes foram alguns desafios enfrentados e vencidos. Ao final, todos orgulhosos, admiramos o trabalho realizado, na certeza de uma consciência maior no cuidado com a preservação do nosso ambiente.


6ª série do Ensino Fundamental - O retrato do Brasil.
Artistas que retrataram o Brasil. Foram tantos e de tantas épocas diferentes que nos entusiasmamos quando descobrimos isso, através de pesquisas e debates em sala de aula. Verificamos como os mesmo lugares podem ser retratados de maneira diferentes, dependendo da época em que foi criada. Percebemos quantas influências interferem na obra de Arte e na vida de quem as realiza. Comparamos diferenças e semelhanças entre os artistas estudados. Estilos, formas cores e harmonia foram estudados e comparados.
Quando fomos visitar a exposição de Albert Eckhout, artista holandês que fez o retrato do Brasil no século XVII, nos impressionamos com a grandeza dos quadros e com a riqueza de detalhes.
Chegou o momento de fazer a releitura das obras de arte escolhidas. Nosso olhar contemporâneo comandou a expressão artística e sofrermos as influências e interferências da nossa época, no momento da criação. O resultado: verdadeiras obras de arte



7ª série do Ensino Fundamental – Brasil em fachadas.
Cada região com seu aspecto e seus costumes. Em cada casa, um pouco da nossa rica cultura, cheia de estilo.
Pesquisando fotografias de fachadas brasileiras, visitando a cidade histórica de Igarassu, debatendo em seminários organizados em sala de aula e finalizando com releituras de fachadas em acetato... foi assim o rico trabalho desenvolvido pelos alunos.

8ª Série do Ensino Fundamental – Caranguejo, sucatas e coisa e tal.
“A imagem do caranguejo sempre me chamou atenção: um ser tão pequeno e, ao mesmo tempo, tão poderoso. Vive e sobrevive na lama, como muitos humanos...” Edmilson Lima
Lama muitas vezes poluídas...
como dizia Chico Science: “fui no mangue catar lixo...”
Um dia, o homem perceberá que a Natureza é tão sensível quanto a Arte...
Reaproveitando alguns materiais, os alunos se expressaram através da figura do caranguejo; montaram e pintaram painéis, criando uma bela instalação do mangue.


--------------------------------------------------------------------------------

1º ano Ensino Médio -
O esquematismo na Arte rupestre brasileira.
Em relevo: cenas da vida brasileira
Estudando a arte rupestre, observamos que em diversos lugares do mundo e, também no Brasil, as pinturas e/ou desenhos do artista pré-histórico, variaram esteticamente do naturalismo informal ao esquematismo.Priorizamos, para o fazer artístico dos alunos dos 1ºs anos, a elaboração de formas esquemáticas, explorando a linha como elemento básico de criação e os pigmentos naturais como material de produção.

Identificando que a argila é um material bastante usado desde a pré-história até os dias de hoje e que serviu de suporte para a escrita, cerâmica utilitária e produção de arte, resolvemos propor aos alunos o registro, em relevo, de cenas do povo brasileiro. As imagens construídas pelos alunos nos revelam a diversidade de realidades encontradas; também, as diferentes formas de eles perceberem o nosso povo.


--------------------------------------------------------------------------------

2º ano Ensino Médio
Do Naturalismo ao Modernismo: retratando entre nós.
Apropriando-se e relendo Eckhout.
Transitar do naturalismo, que é formalista na representação, ao modernismo, que é expressionista , foi o que norteou a produção artística dos alunos ao retratarem uns aos outros, de acordo com as suas percepções objetivas e subjetivas. Desenhando e/ou pintando, os alunos expressaram seus pontos de vista e imaginário.

Apropriar-se é possível. A arte contemporânea, em uma de suas tendências, permite nos apoderarmos da criação do outro para nela intervir, ressignificar... A apropriação e/ou releitura construída a partir das obras de Eckhout nos instigou a estimular, nos alunos, a capacidade de criação e re-criação, através de recursos e técnicas escolhidos por eles.


--------------------------------------------------------------------------------

Teatro – Poetas e cronistas brasileiros
O trabalho com cronistas e poetas brasileiros tem despertado nossos alunos das 5ª e 6ª séries, para a riqueza das histórias escritas por Luís Fernando Veríssimo, Machado de Assis, Stanislaw Ponte Preta, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.
A transposição do texto narrativo para o teatral foi um desafio gostoso de enfrentar, assim como a experimentação, com objetos, adereços e bonecos.
Durante todo o processo de criação, os alunos ocuparam o lugar da cena, enquanto personagens, e o lugar da platéia, enquanto observadores dos trabalhos dos colegas.


--------------------------------------------------------------------------------

Música – Percepção rítmica
Os alunos da alfabetização conheceram e desenharam seus instrumentos musicais preferidos, após trabalharem a percepção rítmica.
Experimentalmente, estamos com um grupo de alunos trabalhando respiração, posição e postura, no aprendizado e utilização da flauta.
O estudo do Cancioneiro Popular Infantil é a base de nosso trabalho.



Obs:. Este projeto foi realizado com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio , sob a orientação dos seus respectivos professores de Arte.

Nenhum comentário: