quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Alunos do Rio são os melhores no Enem.


Rio - Dos cinco alunos mais bem colocados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, quatro são do Estado do Rio. Apesar de ser carioca, o segundo lugar no ranking estuda em Minas Gerais, onde fez as provas. Mas as terceira, quarta e quinta melhores notas do País saíram de escolas fluminenses. Os três alunos-prodígio que ficaram no topo da lista do estado estudam ou estudaram parte da vida em colégios particulares. O estudante com melhor nota nacional é do Espírito Santo.
Primeiro no estado e terceiro no geral, o estudante Thales Cardoso Whately (nota 97,62), 19 anos, se formou no Ensino Médio no ano passado, no Colégio Salesiano, em Resende. “Este ano estou estudando sozinho para o vestibular de Medicina”, diz, contando que, apesar de estudar o dia inteiro, consegue dividir o tempo entre os livros, a namorada e amigos. O 4º colocado no ranking nacional, Gabriel de Castro Micheli (97,165), 17 anos, está concluindo o Ensino Médio no Colégio pH, em Niterói e também quer ser médico.
A aluna Rafaela da Silva Menezes, 18, foi a melhor aluna da rede pública, com nota 96,825: conquistou o 3º lugar no estado e o 5º no Brasil. Moradora de Paracambi, ela estuda no Cefet de Química de Nilópolis e há quatro anos enfrenta uma maratona para atingir esse desempenho. A mãe é professora da rede estadual e o pai trabalha em construção de dutos. A família é humilde, como define a mãe, Margarete da Silva Menezes, mas a importância dada aos estudos fez com que apertassem o cinto para bancar o Ensino Fundamental dos dois filhos em colégio particular, além de cursos de línguas.

Nenhum comentário: