sábado, 13 de dezembro de 2008

Cartão eletrônico conterá dados dos alunos da rede estadual de Educação.




A lista de chamada anotada com caneta está prestes a sair de cena na rede estadual de educação. Até o final de maio de 2009, os alunos das 1600 unidades vão estar com um cartão que marcará sua presença na sala, a entrada no refeitório, e, no futuro, também irá substituir o Rio card escolar.

Em duas escolas – Instituto Carmela Dutra (Madureira) e EE Norma Toop Uruguay (Duque de Caxias) - onde foi realizado o projeto piloto, o novo sistema já funciona. Os 760 alunos do Norma Toop e os três mil do Instituto já foram registrados e receberam seus cartões eletrônicos. O cadastro é feito da forma mais detalhada possível, contendo endereço, telefones, e-mails, nome do pai, mãe ou responsável, turno, notas, meio de transporte que utiliza para ir à escola ou se vai a pé e quanto tempo leva para chegar, além de idade, série e foto.




A diretora da escola Norma Toop Uruguay, professora Neuza Maria Leopoldo, está entusiasmada com a novidade.

- Conversamos muito com os alunos e professores para que eles se envolvam com a idéia e colaborem. Todos estão recebendo bem a proposta. Estamos orgulhosos de termos sido escolhidos para o projeto piloto.

A partir do dia 9 de fevereiro, início do ano letivo, as escolas estarão com um posto para credenciamento dos 1,5 milhão de alunos da rede. A secretaria irá promover reuniões em todas as regiões do estado com professores e diretores explicando como funciona o sistema.



- Poderemos acompanhar o aluno integralmente, criando um grande banco de dados. Saberemos a evolução, as deficiências, e até por onde o estudante anda. Teremos mais controle, gerando um perfil completo de nossos alunos – explica o subsecretário de gestão de recursos e infra-estrutura, Júlio da Hora.


Em cada sala, há um computador com o sistema desenvolvido em parceria com a Oi. Durante a aula, o professor pode alimentar o cadastro com anotações sobre o comportamento do aluno, como também se comunicar com a direção da escola, via ‘messenger’. Os dados serão recebidos, em tempo real, pela secretaria estadual de Educação. Os pais poderão ser informados por mensagens no celular sobre o desempenho dos filhos.

- O professor pode se comunicar ‘on line’ com a diretora, sem se ausentar da sala. Essa tecnologia irá também facilitar o dia a dia do professor – acredita o Chefe do escritório de projetos da secretaria, Sérgio Menezes.


Aluno aprova sistema

Rafael Souza, 12 anos, aluno do 7º ano, gostou da inovação.

Nenhum comentário: