quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Educação de jovens e adultos em debate.


A cidade de Natal sedia a Semana de Educação de Jovens e Adultos, que teve início na segunda-feira, 8, e vai até sábado, 13. O objetivo é articular diversos setores da sociedade para implementar ações efetivas quanto à oferta, formação de professores e alcance dos alvos da política de educação de jovens e adultos.
Nos dois primeiros dias do evento, os trabalhos são voltados para a formação dos consultores do Brasil Alfabetizado que atuam em campo. A reunião pretende sanar dúvidas e definir a agenda para 2009. O grupo se reúne periodicamente para discutir como atender melhor aos municípios e como fortalecer a gestão das localidades com altas taxas de analfabetismo.
De 10 a 12, o evento alcança o auge: a reunião de trabalho da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. De acordo com Jorge Teles, diretor de políticas de educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC (Secad), o objetivo é firmar um pacto social, para melhorar e fortalecer a EJA no Brasil.
“Reunimos representantes de diversos segmentos da sociedade, de cada estado brasileiro, para trabalhar em conjunto, seguindo a filosofia do compromisso pela educação, impetrada pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”, diz. A intenção, segundo ele, é estabelecer uma agenda de compromissos para o próximo ano, em que cada estado trace metas para a educação de jovens e adultos. O Ministério da Educação vai ser responsável por acompanhar a implementação dos trabalhos em cada localidade.

Nenhum comentário: