quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Museus no Brasil.






MUSEUS NO BRASIL
Saiba das atualizações por e-mail
Museu Histórico NacionalAcervo do Museu que fica no Rio de Janeiro, exposição permanente, itinerante, divisão educativa, arquivo histórico onde pode ser visto Retrato do Imperador D. Pedro II e outras obras e objetos de valor histórico.
Museu de Arte Contemporânea de NiteróiMuseu de Niterói projetado por Oscar Niemeyer, com projetos, fotos e outras obras do arquiteto, além de mostras dedicadas a arte contemporânea.
Museu Casa de PortinariMuseu dedicado a Cândido Portinari, histórico, biografia, acervo e enfoque para as outras atividades de Portinari, assim como a poesia, os desenhos e o envolvimento político.
Museu de Arte Contemporânea do Estado do ParanáAcesso a obras, exposições informações e histórico do museu.
Museu de Arte Moderna do Rio de JaneiroSite do museu de arte moderna do Rio de Janeiro. Destaque para a programação de filmes e exposições.
MASP - Museu de Arte de São PauloMuseu de arte moderna de São Paulo, um dos pontos turísticos da cidade, recebendo sempre várias exposições de grande importância. O site ainda tem o histórico do museu, informações, exposições e coleções.
MAS – Museu de Arte SacraÓtimo site da Universidade Federal da Bahia, dedicado a arte sacra, contendo textos, acervo, arquitetura, história, eventos e serviços.
Museu de Arte Moderna de São PauloO MAM foi um dos primeiros museus de arte moderna da América Latina. Palco das grandes atividades artísticas do pais.
Fundação Memorial da América LatinaExposição virtual de diversos autores nacionais e estrangeiros. A maior parte do acervo é de obras de arte contemporâneas.
Museu de Arte Moderna da Bahia.Museu que promove o já consagrado Salão de Arte da Bahia. Destaque para o acervo de esculturas. Poucas imagens disponíveis.
MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado MalagoliMuseu com Tour Virtual com acervo rico de imagens da produção de pinturas da arte Moderna e Contemporânea.
Museu de Arte da Universidade Federal do CearáRico acervo virtual sobre Arte popular, xilogravura e Ex-votos. Destaque para a coleção de cerâmicas.
Museu do Oratório - Ouro PretoMuitas informações sobre os trabalhos de santoria e oratórios e do Barroco brasileiro. Destaque para o “Glossário” de termos afins.
MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio MagalhãesDos quase 900 trabalhos que compõe o acervo do MAMAM destacam-se o conjunto de 11 telas de Vicente do Rego Monteiro (a maior coleção pública desse importante artista brasileiro) e a série “Cenas da Vida Brasileira”, de autoria de João Câmara, além de obras de Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Cícero Dias, Gil Vicente, Aloísio Magalhães, entre outros.
Instituo Ricardo BrennandPossuindo uma estrutura mediecal com Castelo, o IRB possui uma pinacoteca com o maior acervo de pinturas do Período Holandês em Pernambuco do Brasil. Como também mapas e plantas geográficas e Esculturas dos séculos XVI-XVIII.. Faz parte da coleção IRB, um conjunto de Brasiliana predominando a iconografia pernambucana de Bauch, cromolitigrafias de Schillapriz e Crals, desenhos de viajantes europeus como Rugendas e Debret que documentaram a paisagem do Rio de Janeiro e Pernambuco.
MVAB – Museu Virtual da Arte Brasileira (Brasil)Site de um projeto que visa reunir o maior numero possível de artistas contemporâneos brasileiros que tenham uma boa projeção de seu trabalho.

Nenhum comentário: