quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Melhor educação exige o esforço de todos.

“Assegurar o direito à educação é cumprir a lei e está acima de qualquer discussão político-partidária”, destacou o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro, ao discursar na Semana de Educação de Jovens e Adultos, na noite da quarta-feira, 10, em Natal. Ele lembrou que o acesso à educação é um direito previsto na Constituição, promulgada há 20 anos, mas ainda não garantido de fato.
O evento teve início na segunda-feira, 8, e prossegue até o próximo sábado, 13. Nos dois primeiros dias, os trabalhos foram voltados para a formação dos consultores do Programa Brasil Alfabetizado que atuam em campo. Estão reunidos todos os atores sociais envolvidos com alfabetização e educação de pessoas com mais de 15 anos e gestores de educação dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal.
Participam representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
A tônica dos discursos tem sido o fortalecimento do regime de colaboração entre União, estados e municípios em prol da educação de qualidade. É consenso entre os participantes a necessidade de garantir resultados concretos, com o aumento da oferta e da qualidade da educação de jovens e adultos no Brasil.
Geraldo Grossi, representante do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, conclamou todas as entidades reunidas a participar da Conferência Nacional de Educação, prevista para abril de 2009. Ele acredita que o encontro será uma grande oportunidade para inserir de forma efetiva a questão da Educação de Jovens e Adultos no cenário nacional.

Nenhum comentário: