terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ernesto Piva - Grande artista.












Nascido em 13 de novembro de 1929 em Loreo, província de Rovigo, Itália. Radica-se em São Paulo (Brasil) em 1952, inicia sua carreira pelo Brasil como ilustrador de cartazes para cinema e jornais. Dedicando-se a área industrial durante 35 anos, atuando 10 anos em arquitetura de interiores como desingner de móveis e objetos.Devido às ameaças de guerra, retorna à sua cidade natal e ingressa na Academia de Arte de Adria, obtêm premiações e convive com artistas milaneses como De Chirico, Bruno Cassinari, De Pisis, entre outros.Mesmo só tendo vindo para a cidade aos 22 anos, sente-se profundamente ligado à São Paulo. “esta cidade me acolheu e acolhe os imigrantes com respeito e calor. Questo insomma e il mio paese.”
1940 - Aulas de desenho e escultura com o professor Milani em Rovigo ( Itália).1941 - Ingressa na academia de arte da cidade de Adria, sobre a orientação do mestre Ugo Boccato. (Itália)1944 - Freqüenta escola superior de arte de Veneza (Itália). Começa à comercializar suas obras em Veneza(Itália).1947 - Primeiro contato com o Brasil, através de Cândido Portinari, na Bienal de Veneza (Itália). 1950 - Inicia uma série de participações em exposições e salões, obtendo premiações de sua obras Medalhas deouro e prata, Veneza (Itália).1952 - Convive com grandes mestres milaneses como: De Chirico, Bruno Cassinari e De Pissis. Período em que reside em Milão, onde pinta e comercializa suas Aquarelas.1953 - Chega à São Paulo (Brasil). Atua, então, como ilustrador fazendo cartazes para cinemas e publicidade para jornais.1960 - Dedica-se a área industrial não sendo, neste momento, a pintura sua atividade principal. São Paulo (Brasil).1976 - Trabalha como designer, voltando-se para arquitetura de interiores. São Paulo.1977 - Atua como designer de móveis e objetos de arte, tendo a oportunidade de pesquisar novos materiais e técnicas de pintura.1986 - Retorna à Itália, após 35 anos, onde tem a possibilidade de repensar sua atividade diante da pintura. Volta ao Brasil e assume sua arte profissionalmente.1992 - Abre seu ateliê na rua Gabriel Monteiro da Silva. São Paulo (Brasil).Participa da Exposição Arte ao Vivo, em São Paulo, com outros duzentos e cinqüenta artistas, tendo vendido quatro telas para a universidade Stuttgart (Alemanha).1993 - Exposição Individual na Universidade de Arquitetura Stuttgart (Alemanha).Convite para Exposição em New York, e Miami (USA).Exposição Coletiva com a participação de 25 artistas em seu próprio ateliê. São Paulo (Brasil).
1994 - Exposição conjunta com Walmir Teixeira e Fukuda “Abstratos” - Galeria de Arte Portal. São Paulo (Brasil).1999 -Dirigente do Centro de Arte na Avenida Morumbi, onde produz suas telas e instalações organizando eventos ligados as artes.Exposição individual na Galeria de Arte Casa de Portugal. São Paulo ( Brasil )Exposição individual Hotel Sofitel. São Paulo ( Brasil )2000 - Exposição individual Espaço Cultural Banespa - Paulista. São Paulo ( Brasil )2001 - Exposição individual Espaço Cultural Banco Central do Brasil - São Paulo ( Brasil )2002 - Exposição Coletiva ALMA PAULISTANA Memorial do Imigrante - São Paulo (Brasil)2003 - Exposição permanente no Centro Ìtalo Brasileiro de Arte - São Paulo ( Brasil)2004 - Exposição individual no Club Transatlântico - São Paulo ( Brasil)

Nenhum comentário: