quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Zoológico americano recria ambiente amazônico.




A natureza das floresta tropicais e, em especial, da Amazônia, fascina os turistas estrangeiros, mas muitos que gostariam de conhecê-la ao vivo não têm essa oportunidade.

Agora, quem for a Miami, nos EUA, poderá apreciar uma bela amostra de animais e plantas amazônicos: o Metro Zoo, um dos principais zoológicos americanos, vai inaugurar neste sábado (6) uma exposição permanente de 109 mil metros quadrados dedicada às florestas tropicais. Ao todo, foram investidos US$ 50 milhões para reunir mais de cem espécies diferentes de animais e plantas ao ar livre.


Foto: Ron Magill
A onça, maior felino amazônico, também está em exposição no zoológico de Miami. (Foto: Ron Magill)
Para ambientar a exposição, foram usadas mais de 20 mil plantas. Grande parte da nova área do zoológico é dedicada à Amazônia, com suas onças, ariranhas e exemplares exóticos como o sapo Dendrobates azureus, nativo
da Guiana (veja foto acima).

Sua coloração azul é um alerta para os predadores – a pele do anfíbio tem um veneno paralisante. Segundo o jornal “Miami Herald”, uma sucuri de 5 metros é o último animal que falta chegar para a inauguração.

Na parte amazônica foram também recriadas a época de seca e a de chuvas. Rios artificiais transbordam, simulando a mata inundada, típica da região. “Esperamos que o esplendor inimitável da flora e da fauna da exposição ‘Amazônia e além’ (...) colabore para conservá-las para as gerações futuras”, afirma a direção do zoológico em nota. “Esses tesouros regionais não são apenas magníficos, como também delicados e insubstituíveis”.
Ps: É isso aí. Como os americanos ainda não conseguiram comprar a nossa Amazônia. O melhor que eles puderam fazer é um museu com uma pequena mostra da nossa quase extinta preciosidade.

Nenhum comentário: